sexta-feira, 22 de maio de 2009

VIDA E OBRA RESUMIDAS DE JOÃO OSCAR

JOÃO OSCAR
Nascido em São João da Barra em 06/04/1939, fruto da união matrimonial de Nilza e Manoel de Souza Pinto, conviveu a sua infância travessa com seus irmãos José Augusto, Benedito Carlos (Gá), Manuel (Baeca) e Maria da Penha (Pepenha), brincou de balebas(bolas de gude), pião, subia em árvores (onde lhe rendeu uma queda com cortes profundos na cabeça), nadou escondido no caudaloso rio Paraíba e lutou com espadas de madeira nas dunas das restingas sanjoanenses avidamente, entusiasmado pelos contos que seu pai lia aos finais de semana, tirados da coleção "Tesouros da Juventude". João Oscar só não gostava de setas (atiradeiras) e defendia os pássaros.
Depois de ter aprendido a escrever e ler suas primeiras palavras no antigo Grupo Escolar Alberto Torres "Grupo Velho", saiu de São João da Barra para tornar-se interno do Cólegio São Salvador em Campos, onde passou a ser ao mesmo tempo estudante, roupeiro e monitor de seus colegas no auxílio das matérias escolares. Com certa idade - não lhe cabia mais o internato - rumou para o Rio de Janeiro, ainda na sua mocidade, tendo trabalhado como vendedor de enciclopédias, depois como representante de produtos provenientes de laboratórios farmacêuticos e até mesmo como tomador de conta de cães de "madames" no Kennell Clube do Rio, só para angariar fundos para pagar a sua Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, onde tornou-se bacharel com louvor. Esta época foi um período de grandes emoções para João Oscar onde, em sua plenitude jovial, perde seu pai Manoel de Souza Pinto, torna-se um ativista de idéias revolucionárias e com vínculos ao sindicalismo participa de enfrentamentos aos militares na época da ditadura, onde foi perseguido e quase perdeu a vida (relatos no livro "Juventude Vermelha", de sua autoria).
Depois de formado em Direito e "mais brando quanto às suas convicções ideológicas", João Oscar sobe a serra e vai firmar moradia em Teresópolis, onde conhece sua futura esposa Cecília Pinto e passa a trabalhar - à convite de seu tio Roger Malhardes - no Cartório do 3º Ofício de Teresópolis como Tabelião Substituto. (Desta união nascem Luiz Alberto, hoje advogado e Andre Pinto, hoje Administrador.)

Foi em Teresópolis que sua vida intelectual deu um grande salto, fazendo de João Oscar membro de diversas academias de letras e literatura, associações, clubes de serviço e maçonaria, tornando-se um dos mais destacados intelectuais da historiografia fluminense, escrevendo diversos livros dos quais, os mais importantes "Apontamentos para a História de São João da Barra", referência para todos os historiadores que desejam debruçar-se sobre a história da região,"Introdução à História Literária de São João da Barra", "Subsídios Para a História de Teresópolis", "Narcisa Amália - Vida e Poesia","Escravidão & Engenhos",entre outras obras relevantes. Excelente orador e conhecedor profundo da historia da Inconfidência Mineira, João Oscar participou, em 1973, de um Reality Show denominado "O Céu é o Limite", na TV Tupi, dirigido pelo comunicador J. Silvestre. Sua carreira profissional não ficou somente baseada como tabelião do 3º Ofício de Notas, João Oscar foi também professor, Diretor, Vice-Diretor, Membro do Conselho Deliberativo e Presidente da Feso - Fundação Educacional Serra dos Órgãos - em Teresópolis, gerindo a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e Econômicas por muitos anos (FACCE).
Por seus trabalhos historiográficos recebeu a maior Comenda de Mérito do Governo do Estado do Rio, a Medalha Tiradentes. O então escritor, historiador, poeta, romancista e tabelião, passa a ter contatos com diversas autoridades do mundo político como os Governadores Celso Peçanha, Leonel Brizola e Moreira Franco, Senador Roberto Campos, Ex-Presidente Geisel, Presidente Collor de Mello, Ministro da Cultura Arnaldo Niskier, Deputado Estadual Roger Malhardes entre outros.
Com o pedido de sua aposentadoria, João Oscar retorna à São João da Barra e faz parte da Comissão Organizadora do Sesquicentenário de aniversário da cidade e também foi convidado a estar como Secretário Municipal de Educação e Cultura, no Governo Ranulfo Vidigal, onde administrou mais de 70 escolas municipais no então extenso território sanjoanense antes da sua emancipação.Recebe a Medalha Mérito Barão de São João da Barra por serviços prestados ao município. João Oscar, que durante sua vida intelectual, nunca pensara em ser político, é convencido a participar como candidato à Vice-Prefeito com Ditinho Campista às eleições de 1996, pelo PDT, onde foi derrotado nas urnas, mas, retorna meses depois com mais força ao mundo literário onde produz uma de suas mais esplêndidas obras denominada "Juventude Vermelha", editada pela renomada e centenária Francisco Alves Editora, tendo seu livro estampadonas vitrines das livrarias mais importantes do país.
O saudoso João Oscar, que sempre teve sua vida voltada para a família, deixou na memória um legado de boas contribuições históricas ao país, à região Norte Fluminense e à cidade de São João da Barra, bem como aos seus amigos, admiradores e parentes, e, com sua passagem para o outro plano, em 06/06/06 - pois poeta não morre jamais - tornou-se mais um vulto da intelectualidade sanjoanense que mereceu ter a sala de arquivos históricos do recém inaugurado Palácio Cultural Carlos Martins - antigo "Grupo Velho" - com o seu nome, local onde estudou as primeiras frases da vida brilhante e irradiante que iria se desenrolar.
Atualmente, as obras de João Oscar encontram-se em diversas bibliotecas públicas e particulares à disposição de pesquisas, como O Centro Cultural Narcisa Amália,Casa de Cultura Zenriques em São João da Barra, Palácio da Cultura em Campos, Academia Campista de Letras, Academia Teresopolitana de Letras, Faculdade de Filosofia de Campos, Fundação Educacional Serra dos Órgãos em Teresópolis, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Instituto Histórico do Rio de Janeiro e Biblioteca Nacional de Washington, nos EUA, Biblioteca Nacional de Cuba, entre outras.
Sites de venda do livro "Juventude Vermelha" na internet:
http://www.planetanews.com/produtos/102210
https://ssl-w03dnn0393.websiteseguro.com/livrariagalileu/home/detalhe.asp?id_livro=26927
Andre Pinto, seu filho mais novo,mantém o acervo histórico deixado por seu pai e também vem demonstrando o carinho pela vertente histórica sanjoanense,com algumas recentes descobertas e pesquisas.

LIVROS DE JOÃO OSCAR PUBLICADOS
-A Saga de Um Herói Negro, Livraria Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 2006 , 263 páginas;
-Adeus em Sete Tempos, Clube de Poesia de Rio Bonito, 1986, 12 páginas;
-Antologia da Academia Teresopolitana de Letras, Teresópolis, 1986, 196 páginas;
-Apontamentos para a História de São João da Barra, Mini-Gráfica Editora, Teresópolis, 1977, 262 páginas;
-Curunkango Rei, Editora Cromos, Niterói, 1988, 250 páginas;
-Duas Posses na Academia, Coletânea, Edições Cadernos da Serra, 1980, 30 páginas;
-E os Pássaros voaram... , Coletânea, Mini-Gráfica Editora, Teresópolis, 1973, 148 páginas;
-Escravidão & Engenhos, Editora Achiamé, Rio de Janeiro, 1985, 260 páginas;
-Subsídios para a História de Teresópolis, Mini-Gráfica Editora, 1975, 127 páginas (Obra reeditada);
-História de Teresópolis - Síntese Cronológica, Editora Cromos, Niterói, 1991, 160 páginas;
-Introdução à História Literária de São João da Barra, Mini-Gráfica editora, Teresópolis, 1972, 160 páginas;
-Juventude Vermelha, Livraria Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 2000, 350 páginas;
-Meus Versos de Jovem,
-Novos Poetas, Coletânea, Editora dos Jovens (UNE), Rio de Janeiro, 1962, 62 páginas;
-Narcisa Amália - vida e poesia, Lar Crsitão, Campos, 1994.


PREFÁCIOS ASSINADOS POR JOÃO OSCAR
-Azevedo Cruz;
-Revolução dos Poetas;
-Romanceiro de Canudos;
-O Velho Solar;
-Famílias de Teresópolis;
-Oliveira Viana, Um Saquarema na República;
-Contínua Busca;
-Caminhos e Caminhantes;
-Casa da Suplicação;

CARGOS E FUNÇÕES EXERCIDAS POR JOÃO OSCAR
-Chefe de Sala no Concurso Vestibular da Faculdade de Medicina de Teresópolis em 1973;
-Diretor da Faculdade de Administração , Ciências Contábeis e Econômicas de Teresópolis - FACCE;
-Diretor de Publicidade da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis;
-Membro da Comissão de Coordenação do Centenário de Teresópolis - COMCENTER;
-Membro da Comissão de Coordenação do Projeto"Nova Universidade", da FESO;
-Membro da Comissão do "Programa de Preservação da Documentação Cartorária", da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção RJ;
-Membro da Comissão Especial de Bolsas de Estudos da Fundação Educacional Serra dos Órgãos;
-Membro do Conselho Municipal de Cultura de São João da Barra;
-Membro do Conselho Municipal de Cultura de Teresópolis;
-Membro-Fundador da Associação Teresopolitana de Imprensa;
-Membro-Fundador do Comitê de Imprensa de Teresópolis;
-Membro-Fundador e 1º Secretário da Associação dos Advogados de Teresópolis;
-Membro-Fundador e 1º Secretário do Elos Clube de Teresópolis;
-Membro-Fundador e vice-Presidente da Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis;
-Membro-Fundador e Vice-Presidente da Sociedade dos amigos da Árvore de Teresópolis;
-Presidente da Academia Teresopolitana de Letras;
-Presidente da Comissão Organizadora do Vestibular da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas - FACCE;
-Presidente da Fundação Educacional Serra dos Órgãos;
-Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Teresópolis;
-Professor de história do Brasil, História Geral e Literatura no Centro de Ensino Moderno - Teresópolis;
-Secretário da Academia Teresopolitana de Letras;
-Secretário Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra-RJ
-Vice-Diretor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas - FACCE;
MOCÕES, COMENDAS E DISTINÇÕES
-Comenda Tiradentes, maior distinção honorífica conferida pela Assembléia Legislativa Fluminense, pelos trabalhos de pesquisa histórica, em 1992.
-Moção da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 1989;
-Moção da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 1988;
-Comenda e Medalha de Mérito Barão de São João da Barra, Câmara Municipal de São João da Barra, 1988;
-Diploma de Destaque/87, conferido pelo "Tereshopping Jornal" e pela Revoartes, 1988;
-Diploma de Participação Conferido pela Prefeitura Municipal de Teresópolis, 1987;
-Diploma de Reconhecimento conferido pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos - FESO, 1986;
-Moção da Câmara Federal, Brasília, 1985;
-Moção da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ, 1985;
-Moção do Conselho Municipal de Cultura de Teresópolis, 1985;
-Diploma de Honra ao Mérito do Comitê de Imprensa de Teresópolis, 1985;
-Voto de Congratulações da Câmara Municipal de Teresópolis, em 1981;
-Medalha Mérito Conferida pelo Rotary Clube de São João da Barra por Trabalhos de Pesquisa Histórica - 1981;
-Menção Honrosa do Comitê de Imprensa de Teresópólis - 1980;
-Moção da Câmara Municipal de São João da Barra - 1980;
-Moção da Câmara Municipal de São João da Barra - 1978;
-Outra Moção da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - 1977;
-Medalha de Reconhecimento do Centro de Ensino Moderno - 1977;
-Moção da Assembléia Legislativa do estado do Rio de Janeiro - 1977
-Certificado de Reconhecimento outorgado pelo Diretório Acadêmico Da FACCE;
-Moção da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - 1976;
-Moção da Câmara Municipal de São João da Barra;
-Diploma de "Personalidade de Destaque de 1975" - Comitê de Imprensa de Teresópolis;
-Eleito "Personalidade do Ano", Casa de São João da Barra - 1974;
-Título de Cidadão Honorário de Teresópolis - Câmara Municipal de Teresópolis;
-Diploma de Mérito conferido pela coluna jornalística "Fatos e Notícias" - Teresópolis;
-Moção do Conselho Estadual de Cultura;
-Diploma de "Persona Grata" da Casa dos Amigos da Cultura - Volta Redonda;
-Vencedor do Prêmio "Almir Soares" de Literatura em Nível Nacional;
TRABALHOS NA IMPRENSA
Gazeta de Macaé;
Psiu;
Voz do Interior;
Tribuna Sanjoanense;
Folha Nova;
Voz de São João da Barra;
O Sanjoanense;
O Caranguejo;
Época (Revista);
Crítica;
Jornal Marítimo;
Diário Carioca;
Letras Fluminenses;
A Tribuna;
O Fluminense;
A Folha de Teresópolis;
Cadernos da Serra (Revista);
Serrana (Revista);
Gazeta de Teresópolis;
Gazeta Serrana;
A Notícia de Teresópolis;
Diário de Teresópolis;
Teresópolis Jornal;
A Cidade;
A Notícia;
A hora;
O Dia;
Folha do Comércio;
Folha do Povo;
Monitor Campista;
Folha de Teresópolis;

Um comentário:

  1. AGRADEÇO AO PROFESSOR JOAO OSCAR PELO GOSTO QUE TENHO HOJE PELA BOA LEITURA E ACRESCENTO QUE TIVE A FELICIDADE DE FAZER PARTE DA INFANCIA DE SEUS FILHOS . GRANDE PERSONALIDADE QUE DEVEMOS SEMPRE HOMENAGEAR.

    ResponderExcluir