domingo, 14 de novembro de 2010

ESCRITOR SANJOANENSE FOI LEMBRADO NA BIENAL DO LIVRO, EM CAMPOS DOS GOYTACAZES

Foto: O Professor Marcos Alessandro, um exímio historiador do Colégio Estadual Newton Alves, da localidade de Atafona, esteve presente à sexta Bienal do Livro de Campos com sua linda filha e recebeu das mãos de Andre Pinto dois exemplares das obras do saudoso escritor sanjoanense, João Oscar. Crédito da foto: Eloína Pinto.

PRESENÇA DE LIVROS DE ESCRITOR SANJOANENSE NA BIENAL

Foto: Andre Pinto com os amigos e amigas da Academia Pedralva de Letras de Campos. Crédito da foto: Eloína Pinto.

O filho mais novo do saudoso escritor sanjoanense, João Oscar, esteve presente ao evento, e fez a sua base no melhor estande da Bienal - a Academia Pedralva de Letras de Campos - e levou diversos exemplares das obras deixadas por este historiador. Para Andre Pinto, estas obras ( "A Saga de Um Herói Negro" e "Juventude Vermelha") repercutem no interesse das pessoas e muitos acadêmicos ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-las. Um desses agraciados pela lembrança das obras de João Oscar foi o escritor Hélvio Santafé, um atafonólogo de coração e que tem umas das vivendas mais bem conservadas naquele balneário turístico.

Foto: Andre Pinto com Roberto Acruche e Hélvio Santafé na Bienal do Livro, em Campos dos Goytacazes. Crédito da foto: Andre Pinto.

Helvio Santafé editou várias obras, entre elas, o Vento Nordeste - um livro que relata um pouco da história e fatos do Balneário de Atafona. Outro livro de Santafé e que menciona sanjoanenses é o sobre esportes de Campos. Neste livro, entre outras tantas curiosidades esportivas tem uma página exlusiva em homenagem aos jogadores sanjoanenses Elcio Beiruth, Jorge Sena e César.

Foto: Andre Pinto ganhou um livro do Hélvio Santafé e entregou duas obras de João Oscar. Crédito da foto: Eloína Gomes Pinto.

Um outro escritor que recebeu as obras de João Oscar foi o Ricardo Gomes. Para Ricardo, a Bienal de Campos não poderia ser melhor com a participação das obras do saudoso escritor sanjoanense, João Oscar. Ricardo, anos atrás, foi na palestra de André Pinto na Academia Campista de Letras e dali surgiu uma boa amizade com o filho do autor e passou a ser um admirador do escritor João Oscar.

Foto: Andre Pinto com o escritor Ricardo Gomes. Crédito da foto: Eloína Gomes Pinto.

Um comentário:

  1. Andre, essa visita que acabei de fazer,me fez viajar ao passado. Me lembro bem da participação de João Oscar no programa J. Silvestre, como torci por ele, não apenas por ser Sanjoanense, mas por ser essa pessoa maravilhosa. João Oscar é uma exelente referencia pra todos nós sanajoanenses, no seu caráter na sua sabedoria em fim na pessoa humana que ele foi. Um forte abraço meu amigo. Luiz Apolinário.

    ResponderExcluir