segunda-feira, 31 de maio de 2010

LISBOA SE RENDE ÀS OBRAS LITERÁRIAS DE JOÃO OSCAR

DEPOIS DE WASHINGTON, AGORA FOI A VEZ DE LISBOA RECEBER AS OBRAS DO ESCRITOR SANJOANENSE JOÃO OSCAR

Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa.

O próximo dia 06 de junho de 2010 marcará quatro anos do falecimento do escritor, historiador, poeta, romancista, professor universitário, advogado, tabelião, Ex-Secretário Municipal de Educação de São João da Barra e acima de tudo, sanjoanense, o saudoso João Oscar Amaral Pinto.

Falecido em 06/06/2006 por causa de uma Acidente Vascular Cerebral (AVC) fulminante, João Oscar deixou para a posteridade grandes obras literárias, muitas delas referências sobre temas como escravidão (Escravidão & Engenhos e A Saga de Um Herói Negro), Biografias (Narcisa Amália e Juventude Vermelha) e historiografias de municípios (de São João da Barra e Teresópolis).

A missão de difundir suas obras mais uma vez está sendo cumprida, através do envio de seus livros à bibliotecas importantes, referências tanto nos EUA como agora na Europa. João Oscar acabou de ter recentemente seus livros catalogados na Biblioteca Nacional de Portugal - Lisboa, país referência da literatura mundial por ter produzido grandes clássicos da literatura e de ter Saramago como seu líder, ganhador do prêmio Nobel de Literatura.

A entrega de alguns exemplares das obras de João Oscar foi feita por Andre Pinto, que esteve participando de uma missão de gestão pública à cidade de Seixal, onde a direção da respeitada Biblioteca, teve ótma recepção aos mesmos, pela bibliotecária portuguesa, Ana Sabido. Entre estes livros estavam "Juventude Vermelha" e "A Saga de Um Herói Negro". Vale ressaltar que o Município de São João da Barra, através do Governo Carla Machado , propiciou, em 2006, incentivos culturais para a edição de "A Saga de Um Herói Negro", que agora figurará literalmente para toda a Europa, do inesquecível João Oscar. Divulgar nossa cultura é preciso!

Um comentário:

  1. Pesquisando sobre a aCADEMIA TERESOPOLITANA DE LETRAS, cheguei neste blog.... Legal!

    ResponderExcluir